quarta-feira, 15 de abril de 2009

Assembleia Legislativa lança Sustentar 2009


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou, nesta quarta-feira 15, o Sustentar 2009 – II Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável. O lançamento ocorreu paralelo à sessão ordinária e contou com a presença do idealizador e coordenador do evento, deputado estadual Pedro Uczai (PT); do presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, deputado Silvio Dreveck (PP); do presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Décio Góes (PT); e do líder da bancada do PT, deputado Dirceu Dresch.


Os parlamentares apresentaram as peças publicitárias e os temas das palestras e conferências que serão realizadas entre os dias 27 e 29 de maio, no auditório da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Promovido pelo parlamento catarinense, o Sustentar 2009 conta com o apoio de vários movimentos sociais, entidades organizadas da sociedade civil e universidades.


Será a segunda edição do evento que no ano passado reuniu um público de mais de 800 pessoas e especialistas de vários estados brasileiros e de outros países. Este ano o Sustentar ganha um dia a mais pela importância da “Sustentabilidade” na atualidade e pelo interesse do público na temática. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas a partir desta quinta-feira através do site http://www.alesc.sc.gov.br/.


Entre as novidades da edição deste ano está a criação de um blog que também foi lançado na tarde de quarta-feira. O endereço http://blogspot.com/ será um espaço de divulgação de notícias e de discussão, e já pode ser acessado. Profissionais e especialistas que trabalham com a temática da sustentabilidade e têm interesse em publicar seus artigos e outros textos no blog, podem enviá-los para o e-mail sustentar2009@alesc.sc.gov.br. Mais informações no telefone (48) 3221-2662.

PROGRAMAÇÃO:
A abertura oficial do Sustentar 2009 ocorre às 19h do dia 27 de maio, com a conferência “Meio ambiente, energia e consumo: consensos e dissensos”. Já no dia 28, o evento vai debater quatro temas: “Mudanças climáticas: situação do debate e perspectivas”; “Legislação e políticas para energias renováveis”; “Possibilidades em energia renovável”; e “A política ambiental e energética catarinense”. No último dia do encontro, os debates serão sobre “Crise econômica, energia e alimento”; “Iniciativas pró-consumo responsável”; e “Desafios e oportunidades para a sustentabilidade”.


Além das palestras, já está confirmado para às 19 horas do dia 28 de maio o lançamento do livro “Inevitável Mundo Novo”. Organizada pelo deputado Pedro Uczai, a obra aborda a relação entre energias renováveis, produção de alimentos e consumo responsável.

quinta-feira, 9 de abril de 2009