A segunda edição do Sustentar – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável – encerrou na última sexta-feira, em Florianópolis, depois de três dias de palestras e discussões e mais de 600 participantes de todo o estado. O evento idealizado e coordenado pelo deputado estadual Pedro Uczai (PT) reuniu especialistas do Brasil, Portugal e Alemanha para debater como a produção de energias renováveis e novos padrões de consumo podem ser decisivos para a sustentabilidade do Planeta.
Em sua fala para o público que lotou o Auditório da Assembleia Legislativa, Uczai disse que em um estado como Santa Catarina, onde em uma região a população sofre com a seca e em outra é atingida por enchentes, é “inevitavelmente necessário” discutir mudanças climáticas. Porém, Uczai acredita que o grande diferencial do Sustentar é o debate unificado em torno de três temas: as energias renováveis, a produção de alimentos e as mudanças climáticas. “Não há como abordar estas questões de forma fragmentada, porque a relação entre elas é indissociável. Acho que essa concepção foi decisiva para o sucesso do evento e por fazer do parlamento catarinense o maior espaço dessa discussão”, destacou o deputado.
Uczai também chamou atenção para a importância de novos padrões de consumo de energia e de alimento para a sustentabilidade do Planeta, e defendeu a criação de um novo marco regulatório para estimular a produção de energias renováveis no Brasil. “Precisamos dar esta resposta urgente e necessária, porque não se trata mais de discutir o futuro, mas o presente”, alertou Uczai.
Uma novidade do evento este ano foi a transmissão das palestras pela TVAL e pela Internet, no site da Assembleia Legislativa e da Unisul Virtual. Pessoas de vários locais do Brasil e até mesmo de outros países puderam ter acesso aos debates sem sair de casa. “Meus colegas assistiram à minha palestra e me ligaram para pedir informações sobre outras experiências que foram apresentadas”, disse o português Antonio Martins, que esteve no evento apresentando informações sobre a maior central fotovoltaica do mundo, em Portugal.
Além disso, o blog http://www.sustentar2009.blogspot.com/ recebeu comentários dos internautas durante as palestras, e a partir desta semana apresenta textos e fotos do evento. A Carta de Florianópolis, documento contendo posições e proposições do Sustentar 2009 a partir dos debates realizados, também será postada esta semana no blog para consulta pública dos participantes antes de ser finalizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário