O deputado Pedro Uczai (PT) lançou na noite de ontem (28), em noite de autógrafos, o seu sexto livro – “Inevitável Mundo Novo – A relação entre energias renováveis, produção de alimentos e o futuro do planeta”. O evento ocorreu no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, da Assembleia Legislativa, e reuniu aproximadamente 200 convidados e participantes dos debates do “Sustentar 2009 - Fórum sobre energias renováveis e consumo responsável”, idealizado pelo parlamentar petista.
O deputado Reno Caramori (PP), presente ao lançamento, cumprimentou o colega pela iniciativa e também ao presidente da Cooperativa Aurora, Mário Lanznaster, por ter patrocinado a impressão da obra. “Não só o livro Inevitável Mundo Novo, como também o Sustentar, mostram que o nosso Brasil é viável e que pode contribui muito para a qualidade da vida no planeta.”
Lanznaster fez uma breve abordagem sobre o livro, sempre relacionando com suas decisões pessoais e de líder de um dos maiores sistemas cooperativos brasileiros. “Há 29 anos eu construí a casa em que moro até hoje e já naquele tempo tive a preocupação de instalar um sistema de aquecimento solar. Era caríssimo na época, mas já se pagou inúmeras vezes ao longo desse período, tamanha a economia que proporciona. Para o meu bolso e para o planeta”, apontou.
O presidente da Aurora destacou que a disponibilidade de combustíveis fósseis gerou uma espécie de acomodação na humanidade que não mais se dedicou a buscar fontes energéticas menos agressivas ao ambiente. “Os efeitos cumulativos desse comportamento estão aí, poluindo a atmosfera, destruindo os sistemas hídricos e colocando a sobrevivência da humanidade em risco.” Impressionado com a tecnologia de Parafuso de Arquimedes, trazida da Alemanha e que acabara de ser apresentada em uma palestra, Lanznaster demonstrou o desejo de ver sua aplicação na região Oeste, entre os cooperativados, consorciando produção de peixes e de energia. “Este é um dos temas do livro Inevitável Mundo Novo, que traz várias outras ideias que podemos aplicar. Por isso cada presidente de cooperativa associada à Aurora e cada membro do nosso conselho receberá um exemplar”, anunciou.
Em seu discurso, Uczai disse que a motivação para buscar na Aurora a parceria para a produção do livro foi justamente por conhecer a sensibilidade da empresa e de seus dirigentes para questões ambientais e sociais. Ele falou de sua alegria pelo sucesso do Sustentar que, nesta segunda edição, teve 600 inscritos. “Em 2008 o Sustentar foi o maior evento realizado pelo Parlamento catarinense e acreditamos que em 2009 não será diferente.”
O deputado explicou que a publicação de um livro que resumisse o que foi debatido no primeiro Sustentar foi a forma encontrada para “socializar a extraordinária experiência, dos diferentes olhares”. Ele conclamou os presentes a mudarem seus hábitos, afirmando que a ausência de bons hábitos alimentares e de atividades físicas reflete o padrão de consumo da sociedade moderna. “Leiam este livro. Porque ler e escrever são atos de liberdade, exercícios que nos mantêm de pé. E reajam à destruição do planeta, começando por vocês mesmos, por seus próprios hábitos.” Ao final dos discursos, todos os presentes receberam, gratuitamente, um exemplar da publicação. (Andréa Leonora/Divulgação Alesc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário