quinta-feira, 28 de maio de 2009

Painel abordando mudanças climáticas abre segundo dia do Sustentar 2009

O primeiro painel desta manhã (28) do Sustentar 2009, apresentado pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Philip Martin Fearnside, teve como tema “Mudanças climáticas e o futuro do planeta”. Em sua segunda edição, o Fórum sobre energias renováveis e consumo responsável é uma é uma promoção pela Assembleia Legislativa, através das Comissões de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e de Turismo e Meio Ambiente. O encontro segue até sexta-feira (29), reúne especialistas, estudantes e interessados.

O cientista de renome internacional fez um relato de conceitos, apresentou gráficos com projeções dos aumentos de temperatura no planeta e de cenários que já comprovam mudanças climáticas. “A poluição gerada pelos gases de efeito estufa é a principal causa do aquecimento global. A média do aquecimento do planeta até 2.100 será de 4ºC”, afirmou Philip.

Especializado nos efeitos climáticos na floresta amazônica, o pesquisador falou que o desmatamento é a mais grave contribuição brasileira para o aumento da temperatura e que o Brasil é o quarto país do mundo na emissão dos gases de efeito estufa por conta das queimadas. Para conter os eventos climáticos como secas, incêndios florestais e enchentes, ele aponta que as pessoas devem adotar novas práticas e mudar o comportamento atual. “As consequências e os impactos climáticos dependerão da quantidade dos gases emitidos daqui para frente. Por isso, temos como opções óbvias para amenizar esse problema parar com o desmatamento, diminuir o uso de energia e reduzir a emissão dos gases poluidores”.

O fórum está sendo transmitido pela TVAL e pela Unisul Virtual, podendo ser acompanhado pelos sites www.alesc.sc.gov.br e www.unisul.br, neste caso, acessando-se o link “Ensino à Distância”. O público pode participar, ainda, através do blog www.sustentar2009.blogspot.com, enviando perguntas e comentários. (Andreza de Souza/Divulgação Alesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário