quarta-feira, 27 de maio de 2009

Livro será lançado nesta quinta-feira, no Sustentar 2009



As grandes polêmicas que envolvem a produção de energias renováveis, a produção de alimentos e as mudanças climáticas em Santa Catarina, no Brasil e no mundo, estão no centro dos debates do Sustentar 2009 e são o tema de um livro que será lançado nesta quinta-feira 28, às 19h, na Assembleia Legislativa.

“INEVITÁVEL MUNDO NOVO – A relação entre energias renováveis, produção de alimentos e o futuro do planeta” (359 pág., R$ 20,00) foi organizado pelo professor e deputado estadual Pedro Uczai, idealizador e coordenador do evento que vai de hoje até sexta feira, no Auditório Antonieta de Barros. A obra aborda aspectos contemporâneos da relação entre meio ambiente e sociedade e apresenta importantes reflexões sobre a contribuição das energias renováveis para o futuro do planeta. Além disso, discute como a produção dessas energias limpas e menos poluentes pode ser potencializada sem prejudicar a produção de alimentos, contribuindo ainda para a geração de renda aos agricultores.

“Inevitável Mundo Novo” pode ser considerada uma coletânea de textos de importantes pensadores a respeito do assunto. Entre eles está Bautista Vidal, criador do Programa Pró-Álcool; e Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). São profissionais que participaram do Sustentar no ano passado e escreveram especialmente para o livro que está sendo lançado.

Segundo Uczai o objetivo do livro é compartilhar o conhecimento e as discussões realizadas no Sustentar com estudantes, profissionais da área, agricultores e pesquisadores que não puderam participar do evento. “É uma alegria muito grande levar às pessoas um pouco deste tema que está na pauta do dia em todo o mundo, e que tem influência sobretudo na cidade e na rua em que vivemos”, ressalta o parlamentar.

O autor Pedro Uczai: Uczai está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Professor de graduação e pós-graduação há mais de 20 anos, é graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil e doutorado inconcluso em História Social. Em 1995 foi eleito Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Unoesc Chapecó, cargo que ocupou até meados de 1997. Apaixonado pelos livros, publicou outras cinco obras: "Matematicamente Incorreto" (2001), "Os últimos 500 anos de dominação e resistência" (2001), "Dom José Gomes: mestre e aprendiz do povo" (2002), "Chapecó: uma cidade transformada" (2004) e "Ademir Rosa: paixão pela arte, paixão pela vida" (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário