sexta-feira, 8 de maio de 2009

Opinião pública x discurso ruralista

Pesquisa Datafolha divulgada hoje (29) mostra que, ao contrário do discurso ruralista pela mudança no Código Florestal, a maioria dos brasileiros prefere menos desmatamento e punição aos que não cumprirem a lei, mesmo que isso signifique queda na produção e aumento de preços. Encomendada pela não-governamental Amigos da Terra, o trabalho ouviu 2.055 brasileiros com mais de 18 anos, em todo o país, durante os dias 2 e 14 de abril deste ano. A margem de erro é de 2%.

Segundo o documento, 91% dos brasileiros acreditam que as leis sobre meio ambiente deveriam ser “mais rigorosas, para evitar o desmatamento”. Quando questionados sobre o que é mais importante para o país, 94% dos entrevistados responderam que é “parar o desmatamento, para evitar desastres ambientais, como mudanças climáticas, desmoronamentos e alagamentos”. Apenas 3% dos brasileiros acreditam ser melhor “permitir mais desmatamentos para produzir mais produtos agrícolas”.

Enquanto o Congresso avaliza concessões a desmatadores, 85% dos entrevistados defenderam que as irregularidades no campo deveriam ser “cobradas dos infratores, mesmo que isso possa gerar aumento nos preços dos produtos agrícolas”. Para 60% dos entrevistados, o principal responsável pelo desmatamento é “a falta de controle por parte das instituições de governo, que não aplicam a lei”. Por sua vez, 12% acham que a culpa é da legislação muito permissiva e 9% dos consumidores, que escolhem apenas produtos mais baratos.

Quando a pergunta foi sobre intenção de votos nas próximas eleições, 93% disseram que vão votar em candidatos que “dificultem o desmatamento”.

Fonte: www.oeco.com.br, em 29/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário